quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Biwa







É um instrumento de cordas, um tipo de alaúde oriental. Seu corpo, que é feito de madeira e tem o formato oval, possui quatro ou cinco cordas e é tocado com um plectro ( uma palheta; pequena peça fina, de diferentes materiais, que serve para fazer soar as cordas).
O biwa é derivado do antigo alaúde de quatro cordas iraniano e viajou desde o Afeganistão até chegar à China. De lá foi introduzido no Japão no final da Era Nara (710-784). No grande concerto de inauguração da estátua do Grande Buda do Templo Tôdaiji em 752, foram usados três tipos de alaúde, provavelmente os antecessores do atual biwa.
O biwa do Gagaku somado ao Shômyô , canto budista, modificado ao gosto japonês, proporcionou a criação de um novo estilo de música narrativa chamado Heikebiwa, precursor da narrativa Jôruri. Esse estilo consistia na narração, acompanhada do biwa, das narrativas do Heike Monogatari (Narrativas do clã Taira), importante obra da literatura do século XIII, que narra a guerra entre os clãs Taira e Minamoto, finalizada em 1185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário