domingo, 29 de agosto de 2010

Wasabi





















Wasabi (山葵) é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta Wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como rabanete japonês ou wasábia.

Zashikiwarashi


















Zashikiwarashi é um protetor do lar; ele ampara a casa e seus habitantes. Aparece freqüentemente em contos de fadas ou de mitologia nativa.


Uma vez que o zashikiwarashi escolhe uma casa, ele traz prosperidade e felicidade aos seus moradores, além de protegê-los de perigos. Mas, por outro lado, se o zashikiwarashi abandona a casa, ela pode até desabar.

Ele mora no espaço astral, e apenas quando algo acontece, os moradores correm perigo ou ameaças rodam a casa, ele se manifesta para salvá-los.



O típico zashikiwarashi aparece como uma criança
pequena , geralmente uma menina de cabelo curto, usando um kimono.

Torii







 




(Portal de madeira)



Os complexos de um santuário Shinto são penetrados, ao se passar por baixo de um torii. Um torii é um portal de madeira, normalmente pintado de vermelho. Ele foi criado para ser originalmente apenas um simples portão das antigas cercas do santuário. Quando as cercas foram retiradas, o torii permaneceu para designar a entrada de um lugar sagrado e afastar os maus espíritos.

Hana Matsuri
























Festival das Flores

Comemoração do aniversário de Buda Shakamuni ou Sakyamuni (também conhecido como Oshaka-sama) em 8 de abril.

Os templos budistas costumam realizar cerimônias nesta data, e uma delas consiste em derramar chá doce na imagem do Buda-Criança (Sidharta). A imagem fica dentro de um altar florido (hanamido), que simboliza o local de seu nascimento.

Segundo as crenças, o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco. Quando veio ao mundo, uma música soou no universo, flores desabrocharam ao serem contempladas com chuva de néctar, e uma nova esperança despertou no coração de todos os seres.

O bebê recém-nascido teria caminhado sete passos; com a mão direita apontou para o céu, com a esquerda para a Terra e disse: "Assim no céu como na terra, o ser humano é um ser digno".

Amaterasu






















Também conhecida como Ama-Terasu-Oho-Mi-Kami . Deusa do sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar.

"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do Oceano jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu, com seu sexo furado por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira: não gostava de cavalo cru. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e as deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."

Como Nasceu a Dança



























De acordo com o livro mais antigo da história japonesa, Kojiki (Registro de Casos Antigos), a dança nasceu quando Amaterasu Omikami, Deusa do Sol, escondeu-se em uma caverna, depois de brigar com o irmão, Susano-o. Deixados no frio e no escuro, os outros deuses começaram a dançar em volta da caverna para atrair a atenção de Amaterasu, para que ela saísse do esconderijo. O artifício funcionou: curiosa, ela saiu da caverna e o sol voltou a brilhar.



Considerados descendentes diretos de Amaterasu, os imperadores eram homenageados com danças especiais. Uma das mais antigas é a bugaku, que era executada somente por homens.

























terça-feira, 3 de agosto de 2010

Torô






















Usadas como elementos decorativos em diferentes ambientes, as luminárias têm a sua versão externa , as lanternas de pedra, que originalmente, eram usadas nas habitações dos monges budistas (chama-se torô).

Chouchin



















Chouchin é a luminária japonesa feita de armação de bambu (de formato variado) coberta de papel ou de seda.
Originalmente, era uma espécie de lanterna em que se colocava uma vela acesa em seu interior e era carregada na mão quando se saía à noite.

Wagasa




























A wagasa é a tradicional sombrinha japonesa.
Feitas com ripas de bambu e Washi (papel japonês), protegem do sol e da garoa fina.